Hospital das Clínicas da Unicamp monta infraestrutura para armazenamento de exames com tecnologia da IBM
Solução implantada pela NetPlace possibilitou ao HC o arquivamento e gerenciamento de milhões de imagens
O Hospital das Clínicas da Unicamp, um dos maiores hospitais gerais do interior do Estado de São Paulo e centro de excelência médica nacional, necessitava de uma infraestrutura para suportar o PACS – sistema de armazenamento e distribuição de imagem que a instituição iria utilizar.
A demanda exigia uma solução robusta, pois o volume de exames a serem arquivados e gerenciados seria altíssimo. O HC atende anualmente cerca de 500 mil pacientes, realizando em média 32 mil consultas por mês em 44 especialidades médicas além dos atendimentos de urgência e emergência.
“Diante desse desafio, desenhamos para nosso cliente uma infraestrutura com alto poder de processamento e armazenamento. Com ela, o hospital pode crescer sem ter que adquirir novos equipamentos”, explica Rogério Fernandes, diretor comercial da NetPlace.
Capacidade de escalabilidade gigantesca. A tecnologia instalada pela NetPlace no HC está preparada para atender demandas atuais e futuras e foi dimensionada considerando também o arquivamento de imagens por tempo indeterminado.
A satisfação do cliente com resultado do trabalho realizado pela NetPlace é apontada por seu diretor como o maior ganho para a empresa.
“Graças a ela, à alta qualificação dos nossos profissionais e dos preços competitivos que praticamos, ganhamos tanto a concorrência para a implantação do projeto como a do fornecimento ao HC dos serviços de suporte técnico para hardware e software”, enfatiza Fernandes.
“A nova solução trouxe muitos benefícios para o hospital. Com ela ganhamos mais segurança e agilidade nas consultas aos exames de imagem pela equipe médica” ressalta Edson Kitaka, diretor da divisão de TI do Hospital das Clínicas da Unicamp.
Rapidez e precisão nos uploads e downloads das séries de imagens são fundamentais para os processos de análise e estudo dos exames digitais. “O uso da tecnologia IBM nos trouxe isso”, aponta o executivo do HC-Unicamp.
Ele conta que a partir da implantação da solução, os médicos tiveram acesso mais rápido a todos os exames de cada paciente, agilidade que segundo ele, é fundamental para diagnósticos ainda mais precisos.
Infraestrutura adotada
A configuração instalada no hospital é composta por dois servidores da família IBM Systems, que foram destinados para armazenamento das imagens, um x86 para alta disponibilidade e para o sistema de arquivamento de imagens que só roda nesse tipo de equipamento.
Sobre o HC Unicamp
A história do HC está ligada à da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, que começou a funcionar em 1963 e era a 5ª faculdade pública do Estado. Provisoriamente iniciou suas atividades nas dependências da maternidade de Campinas até 1966, quando transferiu os atendimentos para o prédio da Santa Casa de Misericórdia de Campinas.
O projeto de construção do hospital surgiu em 1975. Em 1979 foi concluída a primeira etapa, que foi destinada aos ambulatórios e consultórios. Em 1985, o HC passou a atender em instalações próprias com a inauguração do primeiro leito do Hospital das Clínicas na Enfermaria Geral de Adultos.
Com os anos o prédio passou por diversas modificações para adequar-se às novas necessidades e à própria diversificação das atividades de ensino e pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas.
Hoje, o HC-Unicamp é considerado um dos maiores hospitais gerais do interior do Estado de São Paulo e centro de excelência médica nacional. Atende anualmente cerca de 500 mil pacientes, conta com três mil profissionais em diversos setores, dos quais mais da metade atuam nas áreas de saúde.
Outros dados atestam sua importância. A instituição realiza transplantes de fígado, rim, coração, córnea, medula óssea, pâncreas, faz implante coclear, também conhecido como “ouvido biônico”, cirurgia bariátrica, para tratamento de obesidade mórbida e neurocirurgias.
Unindo conhecimento, capacidade profissional e tecnologia ao profundo respeito à vida e ao ser humano, é o trabalho de mais de três mil funcionários que faz com que o HC da Unicamp permaneça entre os mais importantes do Brasil, oferecendo procedimentos de alta complexidade e atendimento multidisciplinar, focado no paciente.