Grupo Petropolis

Ganhando mais competitividade com soluções IBM e SAP

 
Escolha pela nova tecnologia foi motivada pelo crescimento dos negócios da companhia, que já atua em quatro estados brasileiros

Para unificar as operações de seus negócios o Grupo Petrópolis implementa sistema de ERP da SAP. Para rodar os novos aplicativos a empresa utilizou Servidores Power System e a solução de armazenamento Storwize® V7000 de alto desempenho da IBM.

“Estamos mais ágeis e competitivos do que nunca. Não teríamos consguido isso sem as soluções IBM e SAP”, destaca Wilson Oliveira, coordenador de Infraestrutura de TI do Grupo Petrópolis.

O cliente

O Grupo Petrópolis é o segundo maior fabricante de cerveja do Brasil, têm clientes em 20 estados brasileiros e também na Alemanha e no Paraguai. A empresa possui fábricas em todo o Brasil e emprega mais 26 mil funcionários.

O problema

Para atender cada vez melhor seus consumidores o Grupo adquiriu uma distribuidora de cervejas. Com suas duas divisões trabalhando de forma independente, o desafio era como unir as duas operações para identificar rapidamente novas oportunidades de negócio?

Transformação

Para unificar seus negócios a companhia padronizou seus aplicativos e sistemas com a implementação do ERP SAP® suportados por servidores IBM® Power Systems ™ de alto desempenho e armazenamento IBM Storwize® V7000 de ponta.

Resultados

Graças a essa integração, a cervejaria passou a responder rapidamente às demandas de mercado. Seu fechamento mensal ficou 67% mais rápido e ela ainda obteve 70% de redução nos custos de energia.

Desafios

O mercado brasileiro de cerveja é dominado por um único fabricante, que possui 60% de participação. Para conseguir fidelizar seus, as pequenas empresas precisam lutar muito.

Diante desse desafio, a cervejaria identificou que se pudesse ajustar sua estratégia de distribuição, poderia aprimorar sua capacidade para aumentar sua participação no mercado e atender consumidores que buscavam um produto mais refinado.
Para atingir seu objetivo, a empresa adquiriu uma grande distribuidora de cerveja. Depois disso, o Grupo queria integrar os processos entre suas fabricas e a distribuição.

Logo a companhia descobriu que essa harmonização seria mais difícil do que o esperado. Com a aquisição da distribuidora, a fabricante ganhou uma grande rede de logística que tinha um sistema de TI complexo e heterogêneo e que era extremamente difícil de gerenciar.

Além disso, os negócios de fabricação e distribuição eram feitos em diferentes plataformas de software. Como a empresa não conseguia integrar as duas soluções, as informações eram transferidas manualmente entre as unidades de negócios num processo muito demorado.

Ao avaliar essas divergências, a cervejaria reconheceu que a integração e colaboração de dados entre suas divisões seriam mais fáceis de serem administradas com a migração de todos eles para uma única plataforma de TI.

Em busca da solução adequada

Na busca pela por uma solução de ERP para suportar seus negócios o Grupo Petropólis optou pela da SAP.

“Reconhecemos que a SAP era um líder em seu campo, e que sua solução de ERP oferecia toda a gama de funcionalidades que precisávamos para apoiar nossos diversos negócios”, observa Oliveira.

Como o Grupo Petrópolis estava planejando usar os aplicativos SAP para gerenciar suas operações de missão crítica, viu que necessitaria de uma plataforma de hardware robusta para suportar suas soluções. Para atender a essa demanda, a empresa decidiu por um servidor IBM Power® 780 que foi conectado ao dispositivo de armazenamento IBM Storwize V7000 para rodar a solução da SAP. Os dados são copiados automaticamente pelo software IBM Spectrum Protect ™ para uma biblioteca de fita IBM TS3500. Todo o ambiente é replicado em um segundo site para recuperação de dados em caso de desastres.

A NetPlace, parceira de negócios da IBM, ajudou o Grupo Petrópolis a definir o melhor ambiente para a implementação da SAP e a estabelecer as melhores práticas.

“Decidimos implantar os servidores IBM Power Systems no coração do nosso negócio, porque a experiência anterior nos disse que eles oferecem o desempenho e a confiabilidade que precisávamos para rodar nossos aplicativos de missão crítica tanto para nosso website como para a cervejaria”, destaca o coordenador de TI do Grupo.

“Temos uma relação de longo prazo e muito positiva com a IBM, por isso estávamos confiantes de que tínhamos acertado ao envolvê-la para trabalhar em um projeto de transformação tão crítico”, completa o executivo.
Além disso, na avaliação de Agostinho Gomes da Silva, diretor financeiro do Grupo Petrópolis, a facilidade de pagamento para aquisição da solução foi muito atraente. Ele acrescenta que a IBM deu a opção de pagar a solução em parcelas mensais através do IBM Global Financing. Essa facilidade, segundo o diretor, permitiu liberar o valor que seria pago à vista para outros investimentos.

Benefícios

Por conta da capacidade e escalabilidade da plataforma Power Systems, a empresa conseguiu consolidar seus recursos e eliminar a complexidade em administrar vários sistemas. A adoção dessa solução acabou com a integração e a transferência de dados que era feita manualmente e introduziu um sistema de recuperação de desastres. Por exemplo, ao consolidar as operações nesses servidores a companhia passou a contar com um backup integrado e, se ocorrer um desastre, ela pode recuperar os dados rapidamente.

Utilizando a infraestrutura da IBM, o Grupo Petrópolis implementou um conjunto de aplicativos SAP, incluindo módulos de contabilidade, finanças, gerenciamento de cadeia de suprimentos, logística, transporte e faturamento. Para obter insights dos dados no ERP SAP, a fabricante conta com o SAP Business Warehouse e o SAP BusinessObjects. As soluções SAP são utilizadas tanto nas fábricas de cerveja, quanto nas operações de distribuição, e podem ser acessadas por milhares de funcionários em toda a empresa.

A padronização trazida com o SAP trouxe enormes ganhos ao Grupo. Em primeiro lugar, a empresa teve grandes economias de escala em processos nas áreas de contabilidade, finanças e faturamento. Por exemplo, o fechamento contábil ficou 67% mais rápido. Antes ele era feito em dezoito horas e agora leva apenas seis.

Além disso, quando a empresa está lançando um novo produto no mercado, a divisão de cervejaria pode confiar e contar com o seu sistema de distribuição, que entregará esse produto aos consumidores no momento certo, maximizando as vendas. Como toda a empresa está usando a mesma solução, não há necessidade de transferir dados de um sistema para outro e com isso o Grupo pode reagir a novas oportunidades de mercado muito mais rapidamente.

Ao obter maior controle de sua logística de distribuição, o Grupo Petrópolis espera conquistar uma participação maior no mercado brasileiro de cerveja.

Além disso, os servidores IBM Power Systems oferecem benefícios a longo prazo, com a capacidade de dimensionar a carga de trabalho futura e fornecer uma grande relação custo-eficácia.

O coordenador de TI do Grupo ressalta ainda que a arquitetura dos servidores Power é extremamente eficiente. Ele acrescenta que a consolidação de todas as operações da companhia nessa plataforma resultou numa economia de 70% nos custos de energia. “Economias como essas ajudam o Grupo reduzir gastos operacionais gerais e a ganhar ter mais vantagens competitivas”, completa Oliveira.

Com uma estratégia de distribuição cuidadosamente executada e os enormes ganhos de eficiência, desencadearemos um crescimento adicional e a plataforma Power Systems tem a escalabilidade perfeita para suportar a evolução do negócio.

O coordenador conclui dizendo que o negócio está mais ágil e competitivo do que nunca e que eles não conseguiriam isso sem as soluções da IBM e SAP.

Sobre o grupo Petrópolis

Fundado na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, o Grupo Petrópolis é a segunda maior cervejaria do Brasil e a única grande empresa com capital 100% nacional do setor. Produz cervejas, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, que primam pela qualidade e identificadas com o gosto do consumidor brasileiro.

Atualmente o Grupo Petrópolis está presente em quase todo o território nacional, por meio de 7 fábricas (Petrópolis/RJ, Teresópolis/RJ, Boituva/SP, Bragança Paulista/SP, Rondonópolis/MT, Alagoinhas/BA e Itapissuma/PE) e centros de distribuição. Produz as marcas de cerveja Crystal, Lokal, Itaipava, Black Princess, Petra e Weltenburger, os energéticos TNT Energy Drink e Magneto, o isotônico Ironage, as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka e a água Petra.